"O ERRO NÃO SE TORNA VERDADE POR SE DIFUNDIR E MULTLIPICAR FACILMENTE. DO MESMO MODO A VERDADE NÃO SE TORNA ERRO PELO FACTO DE NINGUÉM A VER." (Mahatma Gandhi)
Click for Porto, Portugal Forecast
"A GRANDEZA DE UMA NAÇÃO PODE SER JULGADA PELO MODO QUE SEUS ANIMAIS SÃO TRATADOS." (Mahatma Gandhi)

E ASSIM PENSAMOS...

HOJE... Não te zangues nem critiques! HOJE... Sê grato pelas multiplas bençãos que recebes!

Torres... caiu!

José Torres

O Internacional Portugues partiu hoje, sofria de doença de Alzheimer em estado muito avançado.
Jose Torres, nascido em 8 Setembro de 1938 em Torres Novas, foi ai no clube local que iniciou a sua carreira de jogador de futebol, onde deu nas vistas e aos 20 anos de idade transferiu-se para o SL Benfica onde viria a fazer parte de grandes equipas benfiquistas e da selecçao Nacional Portuguesa. Avançado, de elevada estatura, com 1,91 metros, foi um dos avançados mais marcantes do futebol portugues, jogou com Coluna, Eusebio, Jose Augusto, Jose Simoes, e muitos outros. Jose Torres, como jogador de futebol, jogou no Torres Novas, Benfica, V.Setubal e Estoril Praia onde terminou a sua carreira já com 42 anos de idade. Era conhecido tambem pelo Bom Gigante, e era um apaixonado por columbofilia. Como Jogador, venceu 9 Campeonatos Nacionais da 1ª Divisao pelo Benfica, 3 Taças de Portugal e 2 Taças Campeoes Europeus, tendo marcado na sua carreira 217 Golos em 384 Jogos oficiais. Na Selecçao Nacional, contou com 34 Internacionalizaçoes, tendo marcado 14 Golos pela Principal equipa das Quinas. Após terminada a sua carreira como Jogador, iniciou a sua carreira de Treinador no Estoril Praia na 1ª Divisao, como Jogador / Treinador e treinou na sua carreira o estoril, Estrela Amadora, Varzim e Boavista, tendo ainda chegado a Selecionador Nacional e estado presente como tal, no MUNDIAL de 86 no México.
Foi (é) um marco na história do futebol nacional, quer pela sua passagem pelo SL Benfica, quer pela Selecção Nacional.
Vítima de Alzheimer, o antigo internacional José Torres, de 70 anos, símbolo do Benfica e um dos Magriços de 1966, precisou de cuidados continuados que a família, sozinha, sentia dificuldades em suportar.
Ao contrário do que acontece com Eusébio e Simões, Torres passou por dificuldades desnecessárias.
Hoje, no dia em que partiu, não faltarão os discursos de homenagem de todos os quadrantes. Onde estavão estes "discursadores" quando Torres precisou realmente de ajuda?
Alzheimer, foi a doença que foi roubando a capacidade de viver de Torres, assim como, as suas memórias.
Hoje em dia, os jogadores recebem salários milionários para andarem apenas a dar pontapés numa bola...
Os clubes pagam milhões, como quem paga tostões...
Poderiam perfeitamente criar uma fundação de cariz social de apoio aos ex-jogadores, dirigentes, funcionários dos clubes, árbitros, etc.
Uma fundação como a CASA DO ARTISTA!
Não sería viável? Parece-me que sim!
Este, foi apenas mais um dos Mágicos do Passado, que sofreu e partiu de forma inglória, ao contrário do que foi a sua vida futebolística.
Apesar de não ser do clube de Torres, transcrevo uma frase muito simples que proferiu no Mundial 1966:

"Deixem-me sonhar"...

Sem comentários: